Ainda em tríade a correção de cor em vídeo passa por 3 fases:
- Legality,
- Primárias
- Secundárias.
Legality
Na legality (normatização) verificamos se os valores de luminosidade e saturação estão aceitáveis para transmissão da imagem em forma de eletricidade dentro de um suporte de exibição.
Nesse ponto não há diretor de arte. A coisa está muito mais para engenharia elétrica.
Nos sistemas analógicos os valores elétricos são transformados em porcentagens e medidos na escala de IRE (Institute of Radio Engineers).
Por exemplo:
O valor de 0mv (milivolts) é 0% (IRE) e 714mv (milivolts) é 100% de (IRE) em NTSC que é igual a 100% de luminosidade na escala analógica.
Já na escala digital em 8bit [0-255] e 10bit [0-1023]. Onde a escala digital se refere a graduação de cor por canal RGB. (mais sobre Bit Depth)

Como você pode ver, a imagem produz exatamente a mesmo gráfico, mas é medida de duas maneiras diferentes. À esquerda, no intervalo de 0 a 1023 em RGB e à direita, em níveis IRE de 0 a 100%.
Valores aceitáveis para o padrão broadcast devem estar entre 0 e 100% na escala IRE para NTSC ou [0-255] na esala digital de 8bit [0-1023] na escala digital de 10bit.
Onde 255 e 1023 representam o mesmo valor máximo igual a 100% de IRE ou 714mv com a diferença de resolução de 8 e 10bit respectivamente. Consequência do maior número de graduações possíveis em uma imagem mantendo se os valores mínimo e máximo de Legality. Mais detalhes aqui.
O Davinci Resolve em seu waveform usa a escala de 10bit mesmo a time-line sendo de 8bit. Caso queira saber o valor na escala de 8bit basta dividir o valor indicado por por 4.
O DaVinci Resolve e todos os softwares de processamento de imagem de pós-produção, processam os dados em RGB e não em YCbCr.
Do intervalo [0-1023] os intervalos 0-3 e 1020-1023 estão reservados para sincronização.
Algumas câmeras como por exemplo a GH5 da Panasonic dão a opção de restringir o “Luminance Level“:
8bit [0-255] / [16-235] / [16-255].
10bit [0-1023] / [64-940] / [64-1023].
Em 8bit:
[0-255] intervalo sem restrição.
[16-235] intervalo que protege as altas e baixas luzes.
[16-255] intervalo que protege as baixas luzes.
Em 10bit:
[0-1023] intervalo sem restrição.
[64-940] intervalo que protege as altas e baixas luzes.
[64-1023] intervalo que protege as baixas luzes.
Já outras câmeras permitem extender os valores para além do legal/permitido. É o caso de algumas Arri Alexa onde o intervalo passa a ser -9% e 109% do IRE.
É prudente evitar usar a amplitude máxima quando o conteúdo é para TV.
Para isso recomendo o uso dos Scopes: Waveform, Vectorscope e Histogram.
Cada um deles diz de sua forma o que se passa em cada frame.
Alguns companheiros me procuram perguntando por que seu programa foi reprovado pela técnica do canal. Normalmente é justamente esse ponto que está pegando. Se você está criando conteúdo para web, não precisa se preocupar com essa fase.
Broadcast Safe!!!
Primárias
É nas primárias que preparamos a imagem para o look, fazemos correções e deixamos ela em um estado quase que neutro, podemos decidir onde queremos os contrastes.
É normalmente nas primárias que as partes brancas da imagem ficam brancas como roupas brancas lavadas com Vanish Super white, branco puro, puro que nem a pureza das noivas no altar. Eletricamente falando estarão com cada um dos seus 3 canais em harmonia. O preto também puro e o tom de pele pronto para entrar na linha “i”.
RGB Parade é uma ótima ferramenta de referência para fazer as primárias. A leitura é feita levando-se em consideração as 3 divisões R,G, e B. Onde cada canal representa a imagem inteira. Mostra sem rodeios o que está acontecendo com os brancos, pretos e para onde está deslocada a massa dos mid tones.
E mostra quais pixels estão acesos e a quanto. Os que estão na marca do 100IRE ou 1.023 estão 100% acesos e a 714mv os que estão na marca zero estão a apagados e a 0mv. Se estiverem na mesma proporção estarão neutros sem cor e dentro de uma escala de cinza.
Experimente ler uma imagem pelo RGB Parede e dessaturar ela ao máximo. Verá que o “desenho” dos 3 canais vão ficar idênticos.
Quando se manipula o contraste altera-se a saturação. E por isso devemos primeiro ajustar o contraste e depois a saturação.

Secundárias
É onde o trabalho artístico se revela. Se na etapa de Legality o colorista tinha a companhia de um engenheiro agora ele têm a companhia do fotógrafo que vai conduzir a marcação de luz e todos os objetivo estéticos.
Na secundária separamos partes das imagens, isso pode ser feito por localização com as PowerWindow ou por valores de HSL com HSL qualification.
[power windows] e [HSL qualification].