Já parou para pensar que imagens digitais andam por fios e são vistas em telas?
Na câmera é transformada em eletricidade e no momento de exibição é re transformada em luz quando exibida em alguma tela.
Enquanto é eletricidade a imagem em seu formato de sinal de vídeo é dividido em dois aspectos diferentes: informações de luminância e informações de cores.
O olho humano é muito mais sensível a luminosidade do que a graduação de cor.
A luminância, ou luma para abreviar, define a maior parte da imagem, pois o contraste é o que define as formas da imagem na tela. Por exemplo. Em vídeo, uma imagem em preto e branco não parecerá menos detalhada que uma imagem colorida. Informações sobre cores, crominância (C), também são importantes, mas têm menos impacto visual do que a luminância(Y).

YCbCr ou Y'CbCr onde:
Y= Luma / Y'= quando o sinal inclui um canal Alpha.
Cb= Crominancia diferença azul
Cr- Crominancia diferença vermelho/
e e YPbPr quando usado para vídeo componente analógico.




O que a subamostragem de croma faz é reduzir a quantidade de informações de cores no sinal para permitir mais dados de luminância. Isso permite manter a nitidez da imagem e reduzir efetivamente o tamanho do arquivo.

4:4:4
Em 4.4.4 não há chroma subsampling.
Cada valor de chroma da amostragem possui um valor próprio.
Os valores de Luma permanecem individuais para cada uma das amostras.
4:2:2
São 2 valores distintos de chroma na linha A.
São 2 valores distintos de chroma na linha B.
Os valores de Luma permanecem individuais para cada uma das amostras.
4:2:0
São 2 valores distintos de chroma na linha A.
A linha B repete a linha A perdendo seus valores próprios.
Os valores de Luma permanecem individuais para cada uma das amostras.